Como utilizar a Metodologia GUT para otimizar suas ações?

Descubra o método ideal que pode o seu dia dia para que suas ações sejam mais assertivas e organizadas.

Você já ouviu falar sobre a Metodologia GUT? É uma estratégia gerencial usada para conduzir as demandas com base em sua priorização. Essa metodologia, foi criada no Japão em 1970, mas foi durante os anos 80 nos Estados Unidos e na Europa onde foi consolidada proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe.

          O método consiste em analisar as necessidades por 3 pilares que dão o nome a metodologia: Gravidade, Urgência e Tendência ou simplesmente GUT e após isso, nivelar em uma escala de 5 níveis e por fim multiplicar o nível de cada pilar para chegar em um resultado.

  • GRAVIDADE: Mede a gravidade/intensidade dos danos que o problema pode causar se não for resolvido. Qual será o impacto se essa demanda não for executada imediatamente?
  1. Sem gravidade (dano mínimo ou nulo)
  2. Pouco grave (dano pequeno)
  3. Grave (dano regular)
  4. Muito grave (grande dano)
  5. Extremamente grave (dano gravíssimo)



  • URGÊNCIA: Mede o senso de urgência de determinada demanda, ou seja, a mensuração do tempo até resultar em consequências negativas. Quanto tempo temos até esse problema causar danos?
  1. Pode esperar (dois ou mais meses)
  2. Pouco urgente (um mês)
  3. Urgente (uma quinzena)
  4. Muito urgente (uma semana)
  5. Extremamente urgente (está ocorrendo)



  • TENDÊNCIA: Mede a propensão de qual será o desenvolvimento caso esse problema não seja solucionado. Qual serão as implicações futuras se não agirmos agora?
  1. Não vai piorar, manterá a estabilidade, podendo até melhorar
  2. Deve piorar a longo prazo
  3. Possibilidade de piorar em médio prazo
  4. Possibilidade de piorar em curto prazo
  5. Piora imediata

 

Qual o objetivo dessa ferramenta?

          A metodologia pode ser aplicada de diversas formas, mas o principal objetivo dessa ferramenta é fazer uma análise estratégica da demanda/problema a fim de definir as prioridades da equipe para organizar a melhor forma de chegar a uma solução com o mínimo de dano possível e evitando sobrecarregar o time. Resumidamente, chegar à conclusão do que deve ser feito primeiro.

 

Mas afinal… Como aplicar essa técnica?

          O primeiro passo é identificar quais as demandas / problemas, independentemente de qual seja, por mais simples que pareça. Após isso, é hora da “mão na massa”, analisar o caso, e definir um nível para cada pilar, relacionando com a GUT, ou seja, a Gravidade, a Urgência e a Tendência. Após determinar a pontuação de cada item, é necessário multiplicar os resultados das variáveis GUT.

          Exemplo: Uma demanda grave (3), muito urgente (4), com possibilidade de piora em médio prazo (3), após a multiplicação, chegamos a um resultado: 3X4X3 = 36. Já um problema muito grave (4), extremamente urgente (4) e piorando imediatamente (5), temos o resultado 80 ou seja chegamos à conclusão de que devemos priorizar a solução do segundo problema.

 

          E assim otimizamos nossas ações para uma abordagem precisa e eficiente a fim de evitar maiores danos ou piora no problema. Portanto, ao incorporar a Metodologia GUT em sua abordagem de gestão, você capacitará sua equipe a otimizar ações e enfrentar desafios de maneira estratégica, para alcançar soluções eficientes. O resultado? Uma gestão mais ágil, eficaz e orientada para resultados, promovendo o sucesso contínuo da sua equipe e organização.

 

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