Como utilizar a Metodologia GUT para otimizar suas ações?
Descubra o método ideal que pode o seu dia dia para que suas ações sejam mais assertivas e organizadas.
Você já ouviu falar sobre a Metodologia GUT? É uma estratégia gerencial usada para conduzir as demandas com base em sua priorização. Essa metodologia, foi criada no Japão em 1970, mas foi durante os anos 80 nos Estados Unidos e na Europa onde foi consolidada proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe.
O método consiste em analisar as necessidades por 3 pilares que dão o nome a metodologia: Gravidade, Urgência e Tendência ou simplesmente GUT e após isso, nivelar em uma escala de 5 níveis e por fim multiplicar o nível de cada pilar para chegar em um resultado.
- GRAVIDADE: Mede a gravidade/intensidade dos danos que o problema pode causar se não for resolvido. Qual será o impacto se essa demanda não for executada imediatamente?
- Sem gravidade (dano mínimo ou nulo)
- Pouco grave (dano pequeno)
- Grave (dano regular)
- Muito grave (grande dano)
- Extremamente grave (dano gravíssimo)
- URGÊNCIA: Mede o senso de urgência de determinada demanda, ou seja, a mensuração do tempo até resultar em consequências negativas. Quanto tempo temos até esse problema causar danos?
- Pode esperar (dois ou mais meses)
- Pouco urgente (um mês)
- Urgente (uma quinzena)
- Muito urgente (uma semana)
- Extremamente urgente (está ocorrendo)
- TENDÊNCIA: Mede a propensão de qual será o desenvolvimento caso esse problema não seja solucionado. Qual serão as implicações futuras se não agirmos agora?
- Não vai piorar, manterá a estabilidade, podendo até melhorar
- Deve piorar a longo prazo
- Possibilidade de piorar em médio prazo
- Possibilidade de piorar em curto prazo
- Piora imediata
Qual o objetivo dessa ferramenta?
A metodologia pode ser aplicada de diversas formas, mas o principal objetivo dessa ferramenta é fazer uma análise estratégica da demanda/problema a fim de definir as prioridades da equipe para organizar a melhor forma de chegar a uma solução com o mínimo de dano possível e evitando sobrecarregar o time. Resumidamente, chegar à conclusão do que deve ser feito primeiro.
Mas afinal… Como aplicar essa técnica?
O primeiro passo é identificar quais as demandas / problemas, independentemente de qual seja, por mais simples que pareça. Após isso, é hora da “mão na massa”, analisar o caso, e definir um nível para cada pilar, relacionando com a GUT, ou seja, a Gravidade, a Urgência e a Tendência. Após determinar a pontuação de cada item, é necessário multiplicar os resultados das variáveis GUT.
Exemplo: Uma demanda grave (3), muito urgente (4), com possibilidade de piora em médio prazo (3), após a multiplicação, chegamos a um resultado: 3X4X3 = 36. Já um problema muito grave (4), extremamente urgente (4) e piorando imediatamente (5), temos o resultado 80 ou seja chegamos à conclusão de que devemos priorizar a solução do segundo problema.
E assim otimizamos nossas ações para uma abordagem precisa e eficiente a fim de evitar maiores danos ou piora no problema. Portanto, ao incorporar a Metodologia GUT em sua abordagem de gestão, você capacitará sua equipe a otimizar ações e enfrentar desafios de maneira estratégica, para alcançar soluções eficientes. O resultado? Uma gestão mais ágil, eficaz e orientada para resultados, promovendo o sucesso contínuo da sua equipe e organização.