EVITE ERROS NA CONTRATAÇÃO

Erros na contratação podem custar caro para sua empresa, tanto em termos financeiros quanto de produtividade. Por isso, é importante evitá-los a todo custo.

Aqui estão algumas dicas: 
1. Defina claramente o perfil do candidato que você está procurando; 
2. Faça uma análise detalhada do currículo do candidato; 
3. Realize entrevistas com mais de um candidato; 
4. Acompanhe o desempenho do candidato após a contratação.

A seleção de pessoas que tenham afinidade com a cultura da empresa é um desafio que todo gerente precisa enfrentar. Contratar alguém para ocupar uma vaga, apenas para ela pedir demissão em poucos meses é um risco, que acarreta em perdas tanto de tempo quanto de investimento. Para evitar isso, é necessário que sejam tomadas algumas medidas na hora de selecionar candidatos para reduzir as chances de erro.

No processo seletivo, é importante ter um plano para abranger a avaliação técnica, comportamental e fit cultural com a empresa, visando reduzir o risco de contratar alguém que não possua as habilidades necessárias para a vaga.

As etapas de avaliação vão variar de acordo com o cargo, empresa e profissional que se está procurando, mas geralmente incluem desde partes escritas e orais para medir o conhecimento, raciocínio e capacidade de comunicação do candidato, até experiências profissionais anteriores ou motivos que o tornam o melhor candidato para a posição. Em posições técnicas, testes ou desafios podem ser requeridos para demonstrar suas habilidades. Por outro lado, para cargos de gestão de pessoas, é importante entender como o candidato trata determinados assuntos e interage com seus colegas.

A avaliação comportamental exige diversas etapas, incluindo uma lista pré-estabelecida de perguntas e outras que podem surgir durante a conversa com os postulantes. Esta parte do processo deve ser conduzida por profissionais qualificados que estejam aptos a avaliar as questões de comportamento de cada candidato.

Existe um checklist a ser seguido para certificar a coerência da análise, como criar uma lista de questões de acordo com um roteiro que auxilie na descoberta da maneira como cada indivíduo pensa e age, além de perguntas sobre a sua competência profissional.

Por vezes, cenários fictícios são usados para testar como os interessados resolvem os desafios, além de investigar se é capaz de se relacionar com outras pessoas, se é visto como um líder ou membro da equipe, e se se mostra ousado ou prefere correr menos riscos.

É possível também avaliar o candidato diante de perfis comportamentais. Há quatro perfis básicos: comunicador, executor, idealizador e organizador.

Comunicador

É uma pessoa comunicativa e geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmada com projetos e novidades, tende a ser muito otimista e relaciona-se com mais facilidade.

Executor

O perfil executor é dotado de extrema autoconfiança. Esse tipo de profissional é dominante e, em casos extremos, pode ser autoritário. Lida bem com desafios e dificuldades, possui senso de competitividade extremo e costuma ser corajoso em sua postura ao defender seu ponto de vista.

Planejador

Pessoas planejadoras são estáveis e pacientes, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entram em pânico, mas têm uma pequena capacidade de improviso.

 

 

Analista

O perfil analista é detalhista e meticuloso, organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.

A cultura organizacional diz respeito ao ambiente de trabalho, processos de tomada de decisão e atitudes predominantes de uma empresa, desde os funcionários de mais alto escalão até os estagiários. O “fit” cultural se refere à capacidade de um candidato de se adaptar aos valores, comportamentos e cultura da organização. Quanto maior a homogeneidade entre os membros, mais robusto se torna o DNA corporativo.

Assim, antes de abrir uma nova vaga, é importante que sejam definidos os valores e comportamentos que regem a cultura da empresa como base para as contratações.

Por fim, a cultura organizacional também pode ser divulgada para o exterior, como por meio de depoimentos escritos ou em vídeo de colaboradores descrevendo suas experiências de trabalho na empresa.

Comece cada entrevista de forma afável, criando um laço com os candidatos e mostrando os valores da empresa. Durante o processo seletivo, observe como os candidatos lidam com desafios, verifique suas soft skills e avalie se o comportamento deles combina com a empresa.

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Assim, ficará mais fácil adquirir candidatos comprometidos e com o fitting cultural adequado para sua empresa.

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