A seleção de pessoas que tenham afinidade com a cultura da empresa é um desafio que todo gerente precisa enfrentar. Contratar alguém para ocupar uma vaga, apenas para ela pedir demissão em poucos meses é um risco, que acarreta em perdas tanto de tempo quanto de investimento. Para evitar isso, é necessário que sejam tomadas algumas medidas na hora de selecionar candidatos para reduzir as chances de erro.
No processo seletivo, é importante ter um plano para abranger a avaliação técnica, comportamental e fit cultural com a empresa, visando reduzir o risco de contratar alguém que não possua as habilidades necessárias para a vaga.
As etapas de avaliação vão variar de acordo com o cargo, empresa e profissional que se está procurando, mas geralmente incluem desde partes escritas e orais para medir o conhecimento, raciocínio e capacidade de comunicação do candidato, até experiências profissionais anteriores ou motivos que o tornam o melhor candidato para a posição. Em posições técnicas, testes ou desafios podem ser requeridos para demonstrar suas habilidades. Por outro lado, para cargos de gestão de pessoas, é importante entender como o candidato trata determinados assuntos e interage com seus colegas.