Como ter um plano de carreira pode ajudar com seus objetivos?
Ter um plano de carreira é um dos segredos para alavancar a sua vida profissional.
Essa ideia consiste em refletir sobre onde você deseja chegar, a fim de estabelecer metas que o ajudem a alcançar seus objetivos.
Você já parou para pensar em como se vê em 5 ou 10 anos? Em que tipo de ambiente de trabalho gostaria de estar? Procura por oportunidades que estejam alinhadas com o seu propósito de vida? Onde vai fazer a busca por novas oportunidades, agência de emprego ou site de vagas?
Essas são apenas algumas das perguntas que você pode se fazer durante esse exercício. Isso ajudará a encontrar satisfação na sua carreira e a determinar os próximos passos da sua trajetória, sem perder de vista a sua direção.
Reunimos algumas dicas para que você tenha uma carreira profissional de sucesso.
Comprometa-se a um objetivo final
Tenha uma visão clara de onde você deseja estar em seu longo, médio e curto prazo. Em seguida, faça uma lista de metas para os próximos meses que possam ajudá-lo a alcançar esses objetivos.
Comprometa-se a avaliar regularmente o seu progresso em relação às metas estabelecidas e a determinar novas metas, caso necessário. Além disso, verifique se o seu objetivo final mudou e se a sua estratégia precisa ser adaptada.
É crucial também assegurar que você esteja trabalhando com um gerente que esteja disposto a ajudá-lo a alcançar esses objetivos, desde que você também esteja disposto a se esforçar ao máximo.
Absorva conhecimento
Há uma vasta quantidade de conhecimento disponível em diversos formatos e maneiras de consumo.
Ler livros e artigos, assistir vídeos no Youtube, assistir palestras no TED (ciclo de palestras e encontros em diversos campos do conhecimento onde grandes nomes de cada seguimento são convidados a expor suas ideias), master class e até mesmo ouvir podcasts pode ampliar sua visão sobre novas ideias e possibilidades, mantendo-o atualizado sobre as últimas tendências de sua área e fornecendo materiais interessantes para compartilhar com seus colegas e clientes.
Incorpore essa prática em sua rotina diária, substituindo uma sessão de Netflix pela leitura de alguns capítulos de um livro ou renunciando a tempo nas redes sociais para acompanhar seu podcast favorito.
Desse modo, você estará constantemente adquirindo novos conhecimentos e habilidades relevantes para sua carreira.
Mantenha o networking nutrido
Ter uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso profissional. Para isso, é importante construir relacionamentos com colegas e profissionais que possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira.
Para começar, é recomendável identificar as pessoas mais influentes e relevantes dentro da sua organização, e para outros ambientes, por exemplo a faculdade. Se elas estão na sua equipe, será mais fácil construir um relacionamento.
Além disso, você pode encontrar um mentor – alguém que você admira, confia e que possa lhe dar orientação e suporte. Reuniões regulares com seu mentor garantirão que você priorize seu próprio desenvolvimento. Essa é também uma ótima oportunidade para construir relacionamentos com profissionais mais experientes, enquanto aprende lições valiosas sobre sua própria jornada para o sucesso profissional.
Mantenha o equilíbrio
Ser comprometido com o trabalho é muito importante para que os seus objetivos sejam alcançados, porém lembre-se de que trabalho não é tudo!
Ter uma vida social saudável é importante para que não fique saturado e assim consiga cumprir com suas obrigações de forma contínua e confortável.
Comprometendo-se e com as atitudes citadas anteriormente o sucesso contínuo em sua carreira ficará mais perto do seu alcance, independentemente da idade ou posição que ocupe atualmente.
Ao manter esse compromisso e focar em seu próprio desenvolvimento, você crescerá constantemente como profissional e atingirá suas ambições.