Como ter inteligência emocional no trabalho?

No ambiente corporativo atual, a inteligência emocional é um requisito cada vez mais explorados pelas organizações, ainda mais em áreas onde as relações pessoais são essenciais.

As empresas não estão avaliando apenas fatores técnicos, a inteligência emocional é outro fator que está sendo cada vez mais avaliado. Saber lidar com situações difíceis com resiliência é o verdadeiro resultado de ser um inteligente emocional.

Mas afinal, como desenvolver uma inteligência emocional no ambiente de trabalho? 

A inteligência emocional é um conjunto de competências, sendo elas:

  • Autoconsciência;
  • Autorregulação;
  • Automotivação;
  • Empatia;
  • Habilidades Sociais.

As três primeiras competências, são habilidades conectadas ao “eu” interno. Ou seja, qualquer mudança necessita de um olhar para dentro.

O autoconhecimento será necessário para dominar as duas últimas competências. As duas são essenciais para equilibrar sua habilidade de lidar com o externo e com as emoções das outras pessoas.


Importância da inteligência emocional no trabalho

Conforme dito acima, as habilidades emocionais começam interiormente, explorando o conhecimento interno no intuito de acolher a si e aos outros.


Mas final, qual é a verdadeira importância dessa habilidade no ambiente de trabalho?

É bem simples, em um ambiente de trabalho precisamos nos relacionar com pessoas de diferentes jeitos de agir, pensar e entender o mundo, e é normal a divergência de opiniões causar “embates”. E por isso a inteligência emocional é tão importante.

Explorá-la garantes benefícios em sua vida pessoal e profissional. Afinal, as emoções e sentimentos possuem muito poder sobre sua vida. Saber a melhor forma de lidar com momentos desafiadores poderá aumentar muito a sua qualidade de vida, além de trazer alguns benefícios. Sendo eles:

Esses benefícios são o que muitas empresas buscam, mas como você pode desenvolver tais competências? Confira agora 5 dicas para colocar a inteligência emocional em prática!

1. Desenvolva sua autoconsciência

Ser autoconsciente é buscar entender constantemente suas emoções, e classificá-las para que seus sentimentos não possam te impedir de alcançar seus objetivos.

Em momentos em que seus sentimentos estivem afetando suas ações, de forma que dificulte você a fazer o que deve ser feito, busque pausar, tomar uma água e respirar fundo. Isso irá te ajudar a liberar a tensão do corpo, mas é necessário colocar sua cabeça no lugar, e isso só acontecerá se você refletir sobre suas emoções e pensamentos, exemplo:

  • O que estou pensando está me ajudando a fazer o que deve ser feito?
  • Tem algo que eu possa fazer para solucionar minhas preocupações?
  • Se não tenho controle sobre isso, por que fico pensando nisso constantemente?

Essas três perguntas serão essenciais para equilibrar sua autoconsciência, pois elas te auxiliam a ter uma visão ampla do que acontece internamente em você, e te ajudam a retornar ao trabalho para cumprir as demandas que devem ser entregues.

2. Trabalhe suas emoções negativas

Sentir emoções negativas, é algo complemente natural, diversos sentimentos negativos podem surgir durante o dia a dia do trabalho.

Mas você saber que quando essas emoções não são questionadas, geralmente trazem causas e consequências que podem afetar seu desempenho, e suas relações no ambiente de trabalho. 

3. Saiba receber feedback negativo

Sabemos que grande parte das pessoas está dedicada a dar o seu melhor no trabalho, mas certas vezes erramos, e quando isso acontece, geralmente recebemos um feedback negativo. Mas para muitas pessoas isso é um grande desafio, pois não conseguem aceitar seus erros, e buscam desculpas ou terceiros para justificar seus próprios atos.

Portanto, reconhecer seus erros é algo completamente essencial para que você possa aprender, e consequentemente se tornar um profissional melhor. Então buscar exercitar o olhar para aquilo que deve ser aprimorado em você, seja nas suas emoções ou até mesmo forma de pensar. 

4. Utilize a psicologia positiva

A questão não é esquecer problemas e situações tensas, mas buscar manter um bem-estar mesmo diante de situações desafiadoras.

Para que o efeito desse recurso seja efetivo, é necessário treinar seu cérebro para deixar seus padrões negativos de lado, exercitando os mecanismos de gratidão e resiliência.

Por meio da gratidão, conseguimos lembrar das razões que temos para agradecer, mesmo que pareçam pequenas. Isso é essencial, pois quando estamos em nossas rotinas, o tempo todo pensamos em problemas, e naturalmente damos muito mais importância para eles.

Mas em contrapartida, nos esquecemos dos motivos para agradecer que devem lembrados para que nosso trabalho possua bem-estar, afinal, quando melhor você estiver interiormente, melhor será sua produtividade.

5. Exercite sua empatia

Para que você possa se tornar um profissional empático, é necessário se colocar no lugar das outras pessoas. Seja um você um líder ou liderado, quando você se coloca no lugar do outro, você expande seu ponto de visto sobre as situações.

Então, quando você conseguir identificar as emoções das outras pessoas, você conseguirá agir com harmonia em suas relações de trabalho, seja para motivar subordinados ou lidar com superiores. 

Com essas dicas você terá poderá melhorar seu trabalho significadamente. 

 

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