A melhor maneira de fornecer boas respostas é pensar com antecedência. Mas você pode se perguntar: “Como posso me preparar se não sei quais perguntas serão feitas?”
Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!
Muitas perguntas que parecem inesperadas na verdade são mais comuns do que você imagina. Para ajudá-lo a se preparar com antecedência, selecionamos algumas perguntas realizadas em entrevistas de emprego e explicaremos o que, o entrevistador busca em cada uma delas.
Lembre-se! Muitas vezes o que está sendo avaliado é como o candidato se comporta sobre pressão. Então fique tranquilo, pois em sua maioria, não existe uma resposta certa ou errada para a pergunta.
Mas vamos te dar algumas orientações para ficar mais tranquilo quando essa situação ocorrer.
Perguntas sobre o salário
Durante um processo seletivo, é comum que haja questionamento sobre a pretensão salarial do candidato, com o objetivo de entender se a oferta está dentro de suas expectativas.
Neste momento, é importante que seja assertivo e elabore uma resposta embasada em três pilares:
1) conhecimento de uma média salarial para o cargo pretendido (Você pode fazer uma pesquisa pela internet antes. Um site que oferece essa resposta é o salario.com.br);
2) estabelecer uma média ou faixa salarial considerando o valor mínimo que precisa receber para manter seu padrão de vida e,
3) levar em conta sua experiência profissional.
Falar sobre o último emprego
Em determinado momento da entrevista, será necessário abordar empregos anteriores, especialmente o último.
Mentir sobre o motivo da saída não é uma opção, já que o recrutador pode verificar as informações posteriormente. Além disso, é importante evitar falar mal de antigos líderes, colegas ou rotinas de trabalho, pois isso pode transmitir uma imagem negativa ao recrutador.
O ideal é comentar sobre quais eram as suas atividades e como lidava com elas, assim mostrando como é seu modo de trabalhar e contextualizando melhor as suas experiências.
Pontos fracos e fortes
Essa pergunta pode ser desafiadora, pois exige que o candidato se conheça bem e seja capaz de expressar suas qualidades e fraquezas sem parecer arrogante ou inseguro demais.
As pessoas bem-resolvidas são capazes de reconhecer suas limitações, mas também sabem destacar suas habilidades e como elas podem contribuir positivamente para a empresa. Evite respostas genéricas e clichês, como ser proativo ou focado em resultados. É importante fazer uma autoavaliação honesta e identificar um ponto específico que possa ser melhorado.
Uma dica é pensar em feedbacks anteriores de gestores ou colegas de trabalho, que podem oferecer dicas valiosas sobre áreas a serem desenvolvidas. O importante é ser sincero e mostrar disposição para crescer e aprender.
Recomendamos que aproveite esta pergunta para continuar vendendo suas principais qualificações, indicando os principais resultados obtidos nas empresas em que atuou e, que você tem muito a contribuir com a organização. Demonstre entusiasmo e muita força de vontade, já que estas características são muito desejadas pelos empregadores.
Como será útil para a nossa empresa?
Quando questionado sobre sua utilidade para a empresa, é uma oportunidade para você destacar suas principais qualificações e continuar vendendo suas habilidades.
Afinal, a organização está interessada em avaliar se você pode contribuir para seus lucros. É importante mencionar seus resultados em trabalhos anteriores e demonstrar entusiasmo e determinação, pois essas características são altamente valorizadas pelos empregadores.
Portanto, não perca a oportunidade de mostrar como suas habilidades podem agregar valor à empresa.
Esperamos que com essas dicas, em sua próxima entrevista consiga burlar melhor o nervosismo sentindo-se mais preparado.